quarta-feira, 11 de maio de 2011

Declaração dos Direitos da Mulher saiba

Declaração dos Direitos da Mulher saiba que há muito tempo mesmo, foi lançado o manifesto "Declaração dos Direitos da Mulher".
Exatamente por Olympe de Gouges uma revolucionaria francesa denunciando a Declaração dos Direitos do Homem como instrumento de cidadania restrita aos componentes do sexo masculino.
Participava nas questões que lhes pareciam injustas, como a condenação à morte de Luis XVI, por ser contra a pena de morte, e desapontada em suas expectativas, passou a escrever com mais e mais veemência. Em 2 de junho de 1793, os Jacobinos prenderam os Girondinos e seus aliados, enviando-os em seguida à guilhotina. Nesse mesmo ano, Olympe escreveu a peça Les trois urnes, ou le salut de la Patrie, par un voyageur aérien e, por causa dela, foi presa. A peça demandava a realização de um plebiscito para escolher uma das três formas potenciais de governo: República indivisível, Governo federalista e Monarquia constitucional. Os Jacobinos, que já haviam executado uma rainha, não estavam dispostos a tolerar a defesa dos direitos das mulheres: exilaram Sophie de Condorcet e, um mês depois, em 3 de novembro de 1793, guilhotinaram Olympe de Gouges. Ela nasceu em 1748 portanto foi executada com 44 anos, usava um pseudônimo de Marie Gouze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Compartilhe com seus amigos

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"